Notícias

Tendências em aditivos para ruminantes: uma visão prática

23/02/2024

Ultimamente, novas pesquisas vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de descobrir novos aditivos para ruminantes e determinar seu real efeito no desempenho dos animais.

Os aditivos nutricionais são destinados à alimentação animal, adicionados intencionalmente aos produtos, que podem ter objetivo de melhorar o desempenho dos animais ou atender às necessidades nutricionais.

Para ruminantes, muito ainda está a ser descoberto sobre os aditivos, em fase de testes iniciais, mas já com resultados promissores.

Atentos a informações na busca destas soluções inovadoras em aditivos para ruminantes, nós, da Connan, preparamos este artigo com alguns destes produtos que estão sendo apontados como tendências no mercado de nutrição de ruminantes, como:

  • Peptídeos bioativos
  • Minerais orgânicos
  • Leveduras e extratos de leveduras
  • Taninos e saponinas
  • Bacilos

Acompanhe e confira!

Conheça mais e se prepare para as novas soluções disponíveis no mercado de nutrição de ruminantes

Peptídeos Bioativos

São gerados a partir de um blend de cereais, após processamento. Os peptídeos estão presentes em todos os organismos, em pequenas quantidades e com funções diversas.

Algumas empresas possuem técnicas para a criação deste aditivo, permitindo a formação de alta quantidade de peptídeos bioativos, que fica disponível para a nutrição animal.

De maneira geral, este ingrediente tem demonstrado efeitos muito bons em relação a ganho de peso, sendo benéfico ao desempenho animal. De acordo com experimento realizado em instituição de pesquisa brasileira, houve melhoria no Ganho Médio Diário (GMD) e peso de carcaça final dos animais, com melhora da conversão alimentar.

Em outro experimento, com dietas sem forragem, também houve resultado positivo de maior GMD, peso de carcaça final, com aumento do consumo e melhoria de eficiência biológica.

Já em um outro estudo realizado, ao avaliar-se a fermentação ruminal, foi observado aumento de ácido propiônico, com mudança na relação acetato:propionato, demonstrando maior eficiência na utilização de energia dos alimentos no rúmen, além de tendência de aumento da digestibilidade dos alimentos. Também, observou-se redução da produção de metano, o que reduz o impacto ambiental do sistema de produção.

Uma análise de vários dados coletados de fazendas brasileiras confirmou a campo os resultados de: aumento de cerca de 3,00% no peso corporal final e no peso de carcaça final, e aumento de 8,18% no ganho médio diário dos animais.

Minerais Orgânicos

Os minerais orgânicos são compostos por um mineral ligado a uma molécula orgânica, que apresenta maior biodisponibilidade para os animais, ou seja, são mais absorvidas pelos animais.

Eles podem substituir uma parte dos minerais inorgânicos na formulação dos produtos, trazendo vantagens e bons resultados. Em destaque, a suplementação com cromo orgânico tem demonstrado benefícios como melhora da resposta imune e potencialização do efeito da insulina no organismo.

Desta forma, melhora o aproveitamento de glicose, aumentando o desempenho, com grandes benefícios para gado de corte.

Leveduras e Extratos de Leveduras

A suplementação com leveduras, da espécie Saccharomyces cerevisiae, demonstra vantagens como aumento da estabilidade do pH ruminal, redução da concentração de lactato ruminal, e propicia absorção de vitaminas do complexo B, tendo como resultado uma melhor performance animal.

Os extratos são fracionados de leveduras, com metabólitos que melhoram a resposta imune e a saúde em geral, com diversos benefícios, melhorando o desempenho.

Taninos e Saponinas

Estes aditivos, de origem vegetal, reduzem a proteína solúvel no rúmen, aumentando a disponibilidade de proteínas no intestino através do efeito de proteína by-pass, reduzindo as perdas de nitrogênio no rúmen.

A melhora na utilização de proteína da dieta aumenta o desempenho animal e índices reprodutivos. Além disso, estes ingredientes atuam como moduladores da atividade bacteriana, reduzindo transtornos de fermentação, tais como timpanismo e acidose.

Também reduzem a emissão de amônia e aumentam a absorção de nutrientes. Efeito antioxidante e anti-inflamatório também é observado.

Bacilos

Os bacilos são microrganismos do gênero Bacillus que contribuem para o desempenho animal por meio do equilíbrio da microbiota do trato gastrintestinal. Produzem enzimas como proteases, lipases e amilases, que melhoram a digestão dos alimentos e trazem como vantagem a redução da excreção de amido nas fezes.

Inibem também algumas bactérias patogênicas, como C. perfringens e S. aureus, diminuindo incidência de doenças intestinais em ruminantes.

Quer saber mais sobre estes aditivos?

Entre em contato com nossa equipe técnica e insira no planejamento nutricional de sua fazenda os melhores produtos e soluções para seu rebanho!

Faça agora contato com equipe técnica da Connan!

WhatsApp