Notícias

Sal mineral para cavalo: entenda o quanto ele é necessário para a saúde do seu equino

Sal mineral para cavalo: entenda o quanto ele é necessário para a saúde do seu equino
19/01/2022

O sal mineral para cavalo é composto por macro e micro elementos essenciais como cobre, zinco, cálcio, fósforo, sódio, entre outros.

Eles são indispensáveis à saúde do seu animal e garantem um melhor desempenho, evitando problemas como a desidratação e desgaste dos músculos.

Veja no texto a seguir, dicas valiosas para manter a saúde do seu equino em dia e não ter problemas que podem ser evitados alinhando a alimentação do seu cavalo.

Benefícios do sal mineral para cavalo

A ingestão de sal mineral é de suma importância para a suplementação, independente da raça do cavalo. Ele é importante para a absorção de vitaminas e nutrientes que vão dar energia para o animal.

Além disso, ele traz muitos outros benefícios para os equinos como:

  • Bom funcionamento de todo o organismo;
  • Reposição de minerais perdidos no suor, urina e fezes;
  • Equilíbrio dos líquidos;
  • Balanceamento da dieta dos minerais;
  • Prevenção de doenças.

Lembrando que, a ingestão deve ser diária e não deve ser substituída pelo sal branco comum usado por nós na cozinha.

Como deve ser administrado o sal mineral para equino

Seu consumo varia muito conforme as condições do animal. Por exemplo, uma égua que está dando de mamar, precisa de uma maior quantidade de sal do que um cavalo adulto.

Outras condições também contam na hora de verificar a quantidade necessária de sal. Contudo, o clima, quantidade de atividade física e tipo de trabalho realizado por eles contam muito para essa tomada de decisão.

Por isso, o sal mineral para cavalo deve ser disponibilizado em cocho exclusivo para tal. Ele deve ser limpo e de acordo com a condição de cada um, evitando assim, a competição entre eles e, tendo como resultado, o baixo consumo do mineral.

Ele já vem balanceado com todos os nutrientes necessários para a suplementação do cavalo. Portanto, não é necessário misturá-lo com sal comum, ração ou farelo de trigo.

No caso de o animal se alimentar com ração concentrada, é preciso diminuir a quantidade de sal descrita no rótulo. Faça uma pesagem a cada reposição do mineral no cocho, isso ajudará na hora de calcular a quantidade ingerida pelo animal no dia.

Problemas causados pela falta de sais minerais

Como dito acima, ele é indispensável para a absorção de nutrientes, a sua falta na alimentação dos cavalos pode causar diversos problemas:

  • Enfraquecimento de ossos e tendões;
  • Rendimento baixo na vida produtiva e no esporte;
  • Desidratação pela falta de reposição do sal.

Além disso, os animais podem comer as próprias fezes, pois entendem que fazendo isso, farão a reposição do sal mineral. Fique atento a esses sinais, assim como, se eles começarem a morder as cercas e as paredes da baia. Todos eles apontam para a deficiência desse nutriente.

Encontre o melhor sal mineral na Connan

Para que seu equino tenha uma qualidade de vida excelente e traga bons resultados no esporte e trabalho, ele precisa de uma dieta rica em nutrientes. 

A Connan conta com as melhores opções para você, pecuarista de todo o Brasil. Além de uma dieta balanceada, você deve complementar com uma suplementação ideal.

Portanto, conte com as soluções para equinos da Connan e tenha o melhor desempenho de seus cavalos.

WhatsApp