Notícias

Programação fetal e nutrição materna: o que temos de novidade?

10/03/2023

Quando fornecemos a alimentação para a vaca gestante, devemos pensar que estamos alimentando a ela e a seu bezerro, que será o futuro da fazenda. Desta forma, investimentos nesta fase são importantes, pois o desenvolvimento fetal é muito influenciado pelo estado nutricional da mãe.

Ou seja, fornecer boa nutrição para as matrizes é fundamental, no início, meio e final da gestação.

Saiba quais as novidades sobre o tema de programação fetal neste artigo, confira!

Como a nutrição da mãe afeta o desenvolvimento do feto?

De uma maneira geral, o ciclo anual da pecuária prioriza que os bezerros nasçam no início do período da melhor oferta forrageira, favorecendo a parição e aleitamento dos bezerros neste momento.

Desta forma, as vacas passam grande parte do período de sua gestação em pastos de qualidade inferior. Deve-se ter atenção a este ponto, pois estudos recentes têm demonstrando os efeitos prejudiciais da baixa ingestão de nutrientes pela vaca gestante no desenvolvimento da progênie.

A vaca gestante envia nutrientes – energia, proteína, vitaminas e minerais – para suprir as necessidades do feto que se desenvolve em seu útero. É comprovado que a restrição alimentar em vacas gestantes afeta o desenvolvimento de vísceras e órgãos importantes para o metabolismo de nutrientes do feto, como intestino delgado, fígado a pâncreas. O efeito negativo nestes órgãos afetará o crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos fetais, causando danos que se estendem até a vida adulta do animal.

O tecido muscular e de gordura do feto também são afetados diretamente pela restrição alimentar da mãe. Em situações de falta de nutrientes, é priorizado o desenvolvimento de órgãos vitais como cérebro e coração, em detrimento aos músculos.

Baixa quantidade de nutrientes no início e meio da gestação influenciam na quantidade de fibras musculares que serão formadas no feto, afetando a massa muscular da progênie.

Por outro lado, se a restrição alimentar da mãe for no final da gestação, o processo de aumento do tamanho das fibras musculares e inserção de gordura intramuscular é comprometido, reduzindo o peso ao nascimento e a gordura de marmoreio na carne dos bezerros, além da redução na maciez da carne.

Qual o período mais importante?

O terço final da gestação é o momento em que a vaca tem as maiores exigências de nutrientes para o crescimento final do feto. Considera-se que 70 a 85% do crescimento fetal ocorra neste período. Portanto, podemos escolher este como o mais importante. Falhas na nutrição materna neste período são também as que alteram mais o desenvolvimento pós-natal do bezerro.

No entanto, os períodos inicial e médio não devem ser excluídos. A formação das primeiras fibras musculares do feto ocorre já nos primeiros meses de gestação, enquanto que as fibras musculares secundárias serão formadas entre o segundo e oitavo meses da gestação. O importante, de fato, é garantir uma boa nutrição durante toda a gestação das matrizes.

Avaliação ao nascimento

Outro ponto observado é que os bezerros nascidos de vacas com maior escore de gordura corporal durante a gestação, apresentam maior taxa de sobrevivência ao nascimento e ao desmame, em relação aos bezerros de vacas que tiveram menor escore.

Também ocorre maior peso ao nascimento de bezerros de vacas que passaram a gestação em dietas de mantença em relação a vacas com restrição alimentar. Em relação aos níveis de proteína e energia, também há evidências de aumento de peso ao nascimento de bezerros provenientes de vacas que receberam maiores níveis nutricionais, e de maneira linear, ou seja, assim que se aumentou gradativamente o nível nutricional da dieta, houve aumento gradativo também do peso dos bezerros ao nascimento.

Qual a melhor nutrição para a vaca gestante?

A melhor dieta deve ir de encontro com as necessidades nutricionais de energia, proteína, vitaminas e minerais da fêmea gestante.

Mantenha o escore de gordura corporal adequado, evitando quedas bruscas. Conte com a suplementação estratégica para fornecer nutrientes que o pasto não consiga suprir em certas épocas do ano.

E, ainda, conheça nossa linha de suplementos minerais e de suplementos proteicos e proteico-energéticos para sua propriedade!

Entre em contato com nossos técnicos especializados agora, acessando AQUI.

WhatsApp