Notícias

Planejamento pecuário: quais as etapas?

20/03/2023

Quais as etapas do planejamento pecuário? Como já disse o engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso: “O Brasil é um país em que as pessoas acham muito, observam pouco e não medem praticamente nada.”

A célebre frase, muito impactante, contém uma verdade observada na maior parte das fazendas brasileiras. Planejar, mensurar e reavaliar o caminho a ser seguido é fundamental para alcançar os resultados desejados, sendo ainda mais importante em tempos de incertezas quanto ao cenário econômico.

Em épocas críticas de mercado, rever o planejamento da propriedade se torna valioso para quem deseja ter bons rendimentos com seu rebanho.

A realização bem-feita de um planejamento pecuário é o que pode fazer a diferença entre quem continuará na atividade ou não.

Acompanhe o artigo e confira algumas etapas para te ajudar neste processo, confira!

05 Dicas para realizar o seu planejamento pecuário

  1. Defina objetivos e metas

Pense consigo mesmo: qual o seu maior objetivo com sua propriedade? Quanto de lucro e de rentabilidade você espera alcançar ao final do ciclo dos animais? Para conquistar este lucro, quais medidas eu terei que priorizar na minha propriedade? Construa um bom mapa de objetivos e metas.

  1. Selecione os procedimentos a serem realizados

Para cada meta definida, pense em todos os passos necessários para sua execução. Coloque no papel e use este tempo para pensar com detalhes nos maiores desafios que você encontrará na sua propriedade para alcançar seus objetivos. Peça o apoio de técnicos de confiança, caso não saiba por onde começar.

  1. Verifique os recursos disponíveis para a produção

Avalie quais os recursos que você já possui e os que são necessários buscar para a realização de todos os procedimentos. Cheque a questão de mão-de-obra, instalações, áreas de pasto, rebanho. Se deseja implementar novas tecnologias, é importante se planejar quanto a questão da infraestrutura que será requerida. Porém, é possível que encontre recursos que podem ser adaptados para outros usos. Por isso, é fundamental realizar esta verificação, para evitar maiores desembolsos do que o necessário.

  1. Faça um plano de atividades e execuções

Com as demais informações em mãos, é o momento de montar o plano de atividades. Para cada procedimento, detalhe em todas as atividades necessárias para seu cumprimento, a pessoa responsável e a data esperada. É importante apresentar à equipe que será encarregada da execução de maneira que se sintam parte deste projeto. Dessa forma, o time ficará mais motivado a realizar seu serviço. Um plano completo e de qualidade deve conseguir sair do papel, ou seja, ser executado na prática.

  1. Elabore procedimentos para prevenção de erros no processo

Pense em pontos críticos nos quais é possível que ocorram falhas e imagine o que pode ser feito para preveni-las. Pode ser um treinamento com a equipe para um novo manejo que será implementado, por exemplo, ou a manutenção preventiva de instalações e equipamentos. Mas como nada é perfeito, mesmo tendo precaução, falhas podem surgir no momento da execução do plano. Prepare e oriente sua equipe de funcionários sobre estes momentos e, em seu cronograma do plano de atividades, contabilize um tempo já esperando pelos imprevistos no meio do caminho.

Connan: a sua parceira de toda a vida

Conte com a Connan, a sua parceira de toda a vida, para auxiliar na definição das metas e execução, com alvo a alcançar os objetivos da sua propriedade.

Entre em contato com a gente, acessando esse link.

Aguardamos o seu contato,

Até breve!

 

WhatsApp