Notícias

Planejamento nutricional garante o lucro na fazenda

31/08/2020

 A nutrição é, sem dúvida, o maior boleto da pecuária, representando mais de 70% dos desembolsos da propriedade, fator que faz do manejo desses insumos um ponto de atenção para os criadores.

Como detalhado no texto sobre planejamento e gestão, com o sistema definido é mais fácil traçar a meta de consumo de alimentos do rebanho, como por exemplo, a quantidade de milho que será necessária para o período, e assim se organizar para a compra.

No caso de insumos agrícolas, tendo essas informações em mãos, é mais fácil buscar fornecedores e realizar uma compra no melhor momento ou então antecipada por contrato, antes da safra, quando os valores são melhores e mais vantajosos.

Outro ponto importante é a preparação do pasto para receber os animais. Com o planejamento antecipado também é possível prever a quantidade de área que será necessária e preparar a fazenda, principalmente na fase da seca, quando os pastos estão mais secos e oferecem menos nutrientes ao gado.

Por fim, a suplementação do rebanho também se torna mais eficiente, pois com a definição da meta de peso e tempo, é mais fácil saber qual produto comprar, bem como saber a quantidade que será consumida pelos animais, evitando desperdício de produto, com uma compra mais assertiva e direcionada.

Sem dúvidas, com um planejamento e a gestão mais consciente da fazenda o pecuarista alcançará suas metas e o lucro.