Notícias

Planejamento e gestão são a chave do sucesso da pecuária

26/08/2020

Produzir mais e melhor, em menor tempo e com maior lucratividade. Esses são os principais desafios da pecuária brasileira nos últimos anos.

As incertezas do mercado exigem do pecuarista um planejamento mais assertivo, com definição de metas e do caminho a ser percorrido para alcançá-las. O criador deve ter foco no seu negócio para que tenha bons resultados, tanto em relação à eficiência produtiva quanto na lucratividade da propriedade.

O segredo está na organização, que começa com a definição dos principais pontos do sistema produtivo a seguir e, a partir deles, entender os passos que precisam ser seguidos para atingir o objetivo estabelecido.

Com a definição do protocolo produtivo que será implantado é hora de fazer contas, colocando no papel quantos animais sua propriedade comporta, definindo a data de validade de cada lote do rebanho e, com isso, fazer o cálculo das necessidades de insumos, detalhando a quantidade de suplemento e ração que deverá comprar para o gado. E com essas informações, listar as variáveis que serão importantes para que consiga chegar no tempo e no peso esperados.

Com esses dados em mãos, o criador passa a ter mais tempo para se dedicar às negociações com seus fornecedores, fator de extrema importância, pois é neste ponto que o lucro da propriedade começa a ser desenhado. Com os custos da produção conhecidos, o produtor consegue saber o quanto de lucro terá e assim saber o momento de realizar as vendas, bem como as compras de reposição.