Notícias

Nutrição de vacas de leite em lactação: entenda os aspectos práticos

19/06/2023

As vacas de leite no período de lactação possuem alta exigência de energia e nutrientes para sua produção de leite. Desta forma, para garantir bom desempenho do rebanho, a nutrição deve ser balanceada, formulada com ingredientes de qualidade e em quantidade suficiente para todos os animais presentes no lote.

As falhas nutricionais podem causar queda na produção de leite, no teor de sólidos do leite, na saúde e imunidade do animal, além de baixos índices reprodutivos.

O fornecimento de água de boa qualidade e à vontade também é peça-chave na nutrição da vaca em lactação, que tem grande exigência para reposição de líquidos em consequência de sua produção.

Além disso, outros aspectos do manejo e condições ambientais irão impactar no real aproveitamento da nutrição fornecida no cocho.

Acompanhe o artigo e confira as nossas dicas sobre planejamento nutricional de seu rebanho em lactação. Veja também informações sobre a importância da nutrição no pré-parto.

Boa leitura!

11 dicas para fornecer boa nutrição para vacas de leite em lactação

Para auxiliar no planejamento nutricional de seu rebanho em lactação, preparamos alguns tópicos importantes para conquistar bons resultados.

Confira a seguir as principais dicas para uma boa alimentação de bovinos leiteiros:

1 Comida suficiente

Garanta fornecimento a todos os animais do lote, assegurando que haja comida suficiente ao longo de todo o dia, principalmente quando há o retorno das vacas da ordenha.

2 Dados sobre as sobras no cocho

Avalie as sobras no cocho e utilize este dado para ajustar o excesso ou falta de fornecimento de alimento ou para diagnosticar problemas de saúde no lote que causem a redução no consumo.

3 Mistura da dieta

Realize boa mistura da dieta total, ou seja, a fração de concentrado com a fração volumosa, para evitar a seleção de alimentos pelos animais e garantir consumo homogêneo dos nutrientes.

4 Água à vontade

Forneça água à vontade e de qualidade, satisfazendo às exigências para a boa produção de leite.

5 De olho na fibra

Mantenha o teor de fibra adequado na alimentação fornecida, que pode ser avaliado por um técnico especializado por meio da peneira “Penn State”.

6 Monitore a relação proteína/gordura do leite

Monitore a relação proteína/gordura do leite, sendo que a inversão deste resultado pode alertar para falhas na alimentação fornecida aos animais. Valores de gordura menores do que os de proteína são sinais que devem ser investigados.

7 Avaliação das fezes

Avalie o escore de fezes do lote para diagnosticar distúrbios como acidose, que refletem problemas na dieta fornecida, ou ainda demais doenças no trato gastrintestinal do rebanho.

8 Diagnóstico do estado nutricional

Realize avaliação do Escore de Condição Corporal (ECC) para diagnosticar o estado nutricional do rebanho e dividir os lotes, cada qual com a dieta mais adequada para ganho, manutenção ou perda de peso.

9 Cautela na fonte de gorduras

Cuidado com a adição excessiva de lipídeos na dieta. O uso de fontes de gordura deve ser feito com cautela, respeitando os limites de inclusão e com atenção redobrada quando se tratam de fontes insaturadas. Caso contrário, pode haver alteração do ambiente ruminal, o que pode ocasionar a queda do teor de gordura do leite.

10 Cuide do bem-estar animal

Adote medidas que irão priorizar boas condições de bem-estar animal, o que trará benefícios e vantagens em todos os aspectos do sistema produtivo.

11 Treine a equipe

Treine a equipe da sua propriedade quanto à importância de seguir as recomendações para uma boa nutrição, pois aspectos práticos do manejo do dia a dia são fundamentais para que os objetivos definidos sejam alcançados.

Saiba a importância da nutrição de vacas de leite no pré-parto

A vaca prenha, próxima ao momento do parto, passa por uma fase chamada “período de transição”, que compreende as últimas 3 semanas antes da data do parto prevista e as 3 semanas após o parto.

Este período tem grande importância para a posterior produção de leite do animal, sendo que problemas durante este momento serão críticos para toda a sua produção. O animal gestante e que se encontra seco, passa pelo momento do parto e inicia sua produção de leite, tendo, portanto, que realizar uma grande adaptação em seu metabolismo.

Ter uma atenção especial, com manejo e nutrição diferenciados, é importante para ter sucesso nesta fase do ciclo produtivo do animal. Durante o pré-parto, garantir uma dieta aniônica é positivo para evitar distúrbios metabólicos como a hipocalcemia. Esta dieta aumenta o aproveitamento de cálcio pelo animal, auxiliando-o a suprir a maior exigência deste mineral para a produção de leite.

O monitoramento de cetose também é importante, pois este distúrbio metabólico causa prejuízos à saúde, produção e reprodução do animal, podendo em casos mais severos levar à morte. Para evitá-la, é necessário fornecer nutrição compatível com as exigências do animal no momento do início da lactação e acompanhar de forma atenta o consumo de alimentos pelo animal.

Durante todo o período da lactação, é importante contar com produtos de qualidade e suporte técnico de confiança, para ter um rebanho saudável e bem cuidado.

Para este momento e demais fases, a equipe da Connan está disposta a fornecer todo o apoio necessário!

Desta forma, conte com os núcleos e rações para bovinos de leite da Connan para fornecer nutrição de qualidade ao seu rebanho leiteiro durante a fase de lactação.

Connan

Conte com os técnicos especializados da Connan para seu atendimento personalizado e solucione suas dúvidas!

Entre em contato com a gente, acessando esse link.

Aguardamos o seu contato,

Até breve!

WhatsApp