Notícias

Nascimento de bezerros: como realizar um bom manejo?

10/07/2023

Ao chegar à metade do período das secas, temos o início da estação de nascimentos de bezerros nos sistemas de criação de bovinos de corte.

Dado que a estação de monta se concentra na época de chuvas que, por grande parte do Brasil tem seu início a partir de outubro, a estação de nascimentos dos bezerros tem seu início a partir de julho, na época de secas.

O nascimento de bezerros neste período é vantajoso para o ciclo produtivo, considerados “bezerros do cedo”, pois alcançam os melhores resultados em relação a taxa de desmame e peso.

Alguns desafios no momento crítico do nascimento devem ser administrados e superados para que os bezerros se desenvolvam de maneira saudável.

Com o intuito de reduzir a morbidade e mortalidade ao nascimento, é importante a adoção de alguns manejos para preservar a saúde e prevenir doenças.

Desta forma, preparamos este artigo com algumas dicas sobre como se preparar para a estação de nascimentos de bezerros.

Confira!

Como preparar a estação de nascimentos de bezerros

1. Separe as vacas gestantes em lotes de maternidade para melhor observação do momento do parto

Dividir também os animais nos lotes de acordo com a data prevista do parto irá ajudar no monitoramento. O pasto reservado para os lotes de maternidade deve ser de boa qualidade, ter fácil acesso, água disponível em boa quantidade e lotação animal adequada. Desta maneira, é possível fornecer maior atenção para o momento do parto, prestando auxílio com o apoio de médico-veterinário caso haja necessidade rapidamente.

2. Cura do umbigo e manejo preventivo a doenças

Realizar a cura do umbigo da maneira correta é importante para proteger contra contaminações do ambiente externo e a instalação de bicheiras. Pode ser realizada logo após o nascimento, sendo que quanto antes, melhor.

É recomendado realizar o corte do cordão umbilical dele a aproximadamente 5 cm do abdômen do animal, evitando que fique muito longo. Molhe o cordão completamente com a solução de iodo a 10%, garantindo que a solução penetre por toda a estrutura.

No momento deste manejo, pode ser recomendada também a aplicação de medicamentos para a prevenção das bicheiras e outras doenças, caso seu sistema seja extensivo. Consulte seu médico-veterinário sobre a necessidade desta aplicação para o bom desempenho de seus bezerros.

3. Identifique os bezerros por meio de tatuagem ou brincagem

É interessante realizar a identificação do animal nascido, o mais cedo possível. Desta maneira, é possível evitar falhas no registro de dados como mãe e data de nascimento. Nas propriedades, geralmente é utilizado um código, composto por combinação de letras, números, ou ambos, gerando uma identificação única ao indivíduo dentro de sua propriedade.

Este processo requer um manejo bem feito, realizado por equipe treinada, com equipamentos e materiais adequados, evitando estresse desnecessário aos animais. É necessário também prezar pela organização e atenção neste processo.

A identificação tem sua importância para o registro de informações e monitoramento do animal ao decorrer de sua vida, anotando ocorrências que impactaram sua saúde, além dos dados de ganho de peso e desempenho reprodutivo.

4. Monitore a mamada do colostro e, se necessário, realize seu fornecimento ao bezerro por meio de mamadeira

É importante que o bezerro mame o colostro produzido pela vaca até as primeiras 6 horas de vida. O colostro é fonte de energia e de imunidade para o bezerro recém-nascido, sendo fundamental para que tenha força e proteção contra doenças que possam acometê-lo. Além destes benefícios, também é rico em proteínas, vitaminas e minerais.

Os ruminantes, ao contrário de animais carnívoros, possuem um tipo de placenta que permite apenas passagem parcial de anticorpos e células de defesa maternas da mãe para o feto. Portanto, a maior parte da sua imunidade é adquirida a partir da ingestão do colostro, após o nascimento.

Nas primeiras horas de vida, o intestino do bezerro recém-nascido permite a passagem da imunidade diretamente à corrente sanguínea do animal. Porém, após este período inicial, esta transferência de imunidade já não consegue ser mais realizada.

Por esta razão, quanto mais cedo for fornecido o colostro ao animal, maiores as chances de sucesso na imunidade deste.

A imunidade provida pelo colostro irá proteger o animal contra diversos patógenos que estejam no ambiente e que possam trazer danos à sua saúde e desempenho, até o momento em que haja maturação de seu sistema imune, que passa a protegê-lo ativamente.

Caso observe indícios de que a mamada não ocorreu, é importante fornecer o colostro ao bezerro por meio de mamadeira. Ter um banco de colostro em sua propriedade pode ser uma ótima estratégia, pois garantirá seu bom fornecimento ao bezerro. Priorize realizar a coleta de vacas mais velhas, pois será um colostro com anticorpos e células do sistema imune de maior valor, por se tratar de um animal que já teve maiores desafios em sua saúde.

5. Ter bom planejamento de vacinação em todo o rebanho

Aplique as vacinas de acordo com calendário sanitário adaptado às necessidades da sua propriedade, garantindo o controle e prevenção de patógenos no ambiente. Ter vacas com a saúde em dia é um pilar importante para evitar abortos, natimortos ou bezerros que nasçam infectados, como é o caso do vírus da diarreia viral bovina (DVB).

Algumas vacinas que irão proteger o bezerro podem ter a aplicação recomendada nas vacas gestantes, como na situação de vacinas contra diarreia. Neste caso, o intuito é que principalmente o colostro produzido tenha proteção contra os patógenos específicos, imunizando o bezerro que ingere este colostro.

6. Observar os bezerros atentamente para identificação precoce de problemas

Realize rondas no lote maternidade frequentemente, para monitoramento dos bezerros neonatos. A rápida detecção de problemas, como falta de apetite, quadros respiratórios, diarreia, dentre outros, trará vantagens ao seu rebanho, reduzindo morbidade e mortalidade. Acompanhar o desenvolvimento dos bezerros de perto com certeza fará a diferença em seus resultados.

A nutrição planejada do rebanho irá permitir um bom ciclo reprodutivo aos seus animais, trazendo um ótimo retorno sobre o investimento.

Conheça nossas linhas de suplementos para as vacas de cria nas águas e nas secas e conte com os técnicos especializados da Connan para prover as melhores soluções ao seu rebanho!

WhatsApp