Notícias

Como manter a eficiência alimentar na nutrição das vacas de corte durante o período das secas?

05/06/2024

Para se manter dentro do mercado pecuário e obter bons resultados, ter um olhar mais observador em relação ao rebanho, inclusive no período das secas, é muito importante. Uma dica interessante é olhar separadamente cada categoria animal, atendendo às necessidades específicas e realizando um planejamento para cada uma.

Cuidar das vacas de corte, com atenção redobrada na época das secas, é um ponto estratégico. Elas são animais que irão produzir os bezerros, que devem ser de qualidade e saudáveis para que seja realizada uma boa desmama.

E para que a nutrição seja planejada e bem-feita em relação às vacas de corte, alguns pontos devem ser seguidos. Estas informações te ajudarão a desenvolver um rebanho saudável, com altos índices reprodutivos e boa performance. Confira!

Descarte de animais no início das secas

O momento do início das secas é um ótimo período para avaliação dos lotes e descarte de animais, se necessário, para ajuste de taxa de lotação. Animais de mais idade, ou que não emprenharam na estação de monta anterior, são bons candidatos a serem descartados da fazenda, por exemplo.

Suplementação especial, nas secas, para vacas de baixa condição corporal

Vacas magras, com baixo escore de condição corporal, têm menor índice de fertilidade, emprenhando menos. Por isso, um ponto de atenção durante o período das secas é separar esses animais em lotes, para que recebam uma suplementação específica para ganho de peso. A suplementação proteica ou proteico-energética é ideal para esses quadros, pois permite maior deposição de gordura e ganho de peso mais efetivo nos animais. 

Ter forragem disponível para as secas

Garanta também que todos os animais tenham forragem disponível para esse período de secas, pois a fonte de fibra é fundamental e não consegue ser substituída pela ração ou suplemento. Mesmo que o pasto se torne seco e perca qualidade, é importante que ele continue à disposição em boa quantidade para o rebanho. 

Suplementação com ureia ou proteína como aliada nas secas

Para as vacas que estão com boa deposição de gordura e precisam apenas manter seu escore de condição corporal, é mais recomendado que seja realizada a suplementação com ureia ou suplemento proteico (sal proteinado). Esse tipo de suplementação é o aliado ideal para o período de secas, neste caso, pois fornecerá nitrogênio necessário para o bom funcionamento dos microrganismos do rúmen do animal, favorecendo a digestão dos alimentos e otimizando o consumo de alimentos.

Uso de aditivos nutricionais de maneira estratégica nas secas

Outro passo para que a eficiência no uso dos alimentos seja atingida durante o período de secas é o uso de aditivos na dieta. Esses ingredientes, no geral, permitem melhor aproveitamento da dieta e podem trazer benefícios aos animais, como redução do risco de timpanismo e acidose ruminal. Em razão das condições nutricionais desfavoráveis no período das secas, os aditivos se tornam ótimos aliados e uma boa estratégia para manter o desempenho.

Seguindo estes passos, com certeza será possível atingir resultados satisfatórios durante esse período desafiador do ciclo produtivo. E conte com a Connan como parceira de seus negócios em todas as épocas e fases do ciclo produtivo.

WhatsApp