Artigos

Ração de boi – qual a melhor ração de boi e qual deve ser a frequência de seu fornecimento?

ração de boi
18/05/2022

Um bom produtor de gado sabe muito bem que para ter lucro na venda dos animais é preciso que eles estejam saudáveis e fortes, cheios de vitalidade. E a única forma de alcançar esse resultado é investindo em uma boa alimentação. Uma boa ração de boi garante os nutrientes necessários para que seu gado tenha todas as qualidades necessárias.

Uma ração de boa qualidade nutricional e ofertada de maneira estratégica fornece todos os componentes necessários para que o gado seja bem terminado e mantenha sua saúde. Mas para que isso seja possível, você precisa saber como escolher a melhor ração, quais nutrientes são essenciais e indispensáveis para a engorda dos bois, além de qual a frequência ideal de fornecimento.

Qual a melhor ração de boi?

Como já dissemos, a alimentação é a base para o crescimento e engorda do gado, além de ser fundamental para a manutenção da saúde. Uma alimentação mal formulada pode causar distúrbios ruminais e metabólicos, como quadros de acidose, enfraquecendo o animal e causando prejuízos.

Então a melhor ração de boi que você pode comprar para seu gado deve incluir uma série de nutrientes que vão garantir a força e o ganho de peso de maneira saudável ao animal, sendo também adequada para a fase do ciclo produtivo em que ele se encontra.

A ração pode ser ofertada em momentos como a terminação, que é a engorda final dos animais, garantindo que o animal consiga ganhar mais peso de maneira mais rápida. Em confinamentos, semiconfinamentos ou na terminação intensiva a pasto (TIP), as rações conseguem ser utilizadas de maneira estratégica a assegurar boa rentabilidade.

Para você escolher a ração que seu gado mais precisa é necessário que na composição tenham alguns nutrientes que são essenciais para o fortalecimento e manutenção da saúde do animal.

No geral, as rações são compostas por ingredientes como milho integral moído, fonte de energia, e farelo de soja, que fornece proteína. Também apresentam componentes como uréia pecuária, que é fonte de nitrogênio, e minerais como cloreto de sódio, fosfato bicálcio, óxido de zinco e magnésio, dentre outros.

As rações que são compostas por essa junção são ideais para o boi, e como produtor de gado de corte você sabe da importância de investir no melhor produto para seu animal. Afinal, quanto mais saudável e bem nutrido, melhor será a qualidade do corte.

Quantas refeições o boi deve fazer por dia?

O fornecimento de ração para o gado deve ser feito diariamente, independente se seu gado é de confinamento ou semiconfinamento, pois na fase de engorda do boi devemos facilitar o acesso diário dos animais a uma alimentação fresca e rica em nutrientes para maximizar o ganho de peso.

ração de boi - animais em alimentação

Foto ração de boi – animais em alimentação

A frequência de fornecimento ideal da ração depende do operacional disponível na fazenda. O arraçoamento de 2 a 3 vezes por dia é seguido em várias propriedades e assegura bons resultados no ganho de peso dos animais. Este manejo de movimentação no cocho estimula os animais a procurarem o alimento, aumentando também seu consumo de ração. Porém, caso esta frequência de fornecimento não seja possível, servir o trato 1 vez no cocho ao dia, de maneira bem feita, já garante uma nutrição adequada aos animais.

Devemos oferecer diariamente uma boa quantidade de ração de boi para o gado. Considere que cada animal pode chegar a comer de 0,8% a 2% do peso corporal. Para melhor regular essa quantidade consulte seu técnico, ele vai estabelecer qual a melhor dieta para seu gado.

A melhor ração de boi é na Connan

Nossa história começa em 2004 no interior de São Paulo, em Boituva, mas nossa paixão pela pecuária começou há mais de 50 anos, com a atuação de Dr. Fernando Cardoso, que dedicou toda a sua vida pelo crescimento da atividade, trazendo soluções inovadoras.

Inspirados por esse legado, a Connan trabalha continuamente para desenvolver as melhores soluções para gado de corte. Somos a única empresa do mercado nacional que produz o nosso próprio fosfato bicálcico.

Nosso objetivo é dar o apoio necessário para que nossos produtores possam alcançar um sistema produtivo sustentável, por meio de suplementos, rações e núcleos de elevada tecnologia e qualidade nutricional.

Além de nossa sede na cidade de Boituva, temos nossa filial em Campo Verde, no Mato Grosso, locais preparados para lhe atender com eficiência e credibilidade. Conheça toda a linha de ração de boi para gado de corte da Connan entre em contato e descubra porque somos referência naquilo que fazemos.

WhatsApp